sábado, 9 de janeiro de 2010

"O que é mais importante,saber as respostas ou saber fazer perguntas?

É essa pergunta que Rubem Alves um dia se fez e que hoje trago para a reflexão.A última revista SOCIOLOGIA tambem fez o seguinte questionamento: A educação,está oprimindo ou emancipando as pessoas?

Que a educação brasileira esta em um estado deplorável, isso todos tem consciência. A grande questão que hoje trago não se limita a lamentável estrutura física das escolas públicas ou das secretarias de educação. Minha vertente vai seguir três caminhos : O perfil do PROFESSOR, o perfil do ALUNO e o monopólio cultural que se estabelece em nossa sociedade.

Professor : Aquele que ensina uma arte; Ensinar : Indicar, Adestrar, Castigar, Educar. É, os professores estão nos adestrando, opa desculpa, nos "ensinando" com os métodos do século XXI. Fórmulas prontas, assuntos rápidos. Nos aprisionando em gaiolas, nos aprisionando como pássaros adestrados que desaprendem o prazer do voô. Como velhos ansiãos, ensinam seus aprendizes a matar o monstro do vestibular, mas esquecem que este, é apenas um monstro em nossas vidas. E depois do vestibular: O que iremos fazer ? Eles esquecem do principal: EDUCAR PARA A VIDA. Esquecem de ensinar a grandiosidade de ser uma pessoa que vai além no seu aprender e formam alunos passivos, tanto na sala de aula, quanto em suas vidas.


Aluno : Cansei de ouvir meus professores falando que o número de alunos medíocres aumentam a cada ano. Ja é de se esperar. Perdi 30 minutos do meu precioso tempo assistindo um programa chamado iCarly e vi uma menina jogando macarrão na privada de propósito, um irmão ignorante que só falava porcaria e professores vistos como seres perversos e desnaturados. Esse LIXO é sucesso entre as crianças e os adolescentes. Depois do sistema capitalista, as pessoas "entederam", ou as fizeram entender, que podem ser felizes com prazeres individuais. A sociedade NÃO IMPORTA MAIS, o coletivo NÃO IMPORTA MAIS, a desigualdade É APENAS UM DETALHE para os jovens. A não ser que desigualdade seja o tema da redação do vestibular, por que ai, são escritos os discurssos mais bonitos da humanidade. O aprendizado se resumiu a : "APRENDER" (para) TER UMA BOA FACULDADE (para) GANHAR MUITO DINHEIRO COM A PROFISSÃO ESCOLHIDA e isso é triste.

Para finalizar, antes deixo claro : Sou a favor do sistema de cotas. Mas não vou discutir este tema hoje. Fiz essa observação para falar de outra coisa. Comprovadamente a renda de uma família aumenta a depender dos anos de estudo da pessoa de referência (Pai e mãe). Isto responde parcialmente a pergunta inicial. A educação, se não emancipa por completo, pelo menos ajuda na emancipação econômica. Mas ai que esta o "x" da questão. Quem é que estuda nas melhores escolas? Quem é que tem os melhores professores ? Quem é que tem as melhores condições de estrutura espacial para desenvolver o aprendizado ? Quem faz as melhores faculdades e os cursos mais concorridos ? AS PESSOAS QUE DETÉM OS MEIOS PARA DESSES ARTIFÍCIOS SE APROPRIAREM,com algumas poucas exceções como no caso das cotas."Em suma , o livre jogo das leis de transmissão cultural faz com que o capital cultural retorne às mãos do capital cultural e, com isso, encontra-se reproduzida a estrutura de destribuição do capital cultural entre as classes, isto é, a estrutura da distribuição dos instrumentos de apropriação dos bens simbólicos que uma formação social seleciona como dignos de serem desejados e possuídos." (BORDIEU, 2001, p. 297)

Difícil mudar,se o até o poder de emancipação, a educação, se encontra aprisionado nas mãos de poucos. REFLITAM!

5 comentários:

  1. Meew Legal seu ponto de vista, Gostaria de saber o seguinte, O que vc sugere para nosso professores ensinarem nas escolas, A pergunta que eu faço é: Como você ensina uma pessoa a viver? Tantos jovens que eu conheço tem, n apenas condições de ter uma exelente Educação (nas escolas) quanto uma Exelente educação dentro de casa, mas mesmo assim fazem as escolhas erradas, isso se deve pelo simples fato de sermos desobedientes, ou porque a Educação n está sendo o bastante para podermos fazer as decisões certas? será q a vida pode ser ensinada?
    Ou simplesmente vivida? E se por acaso poder ser ensinada, será que concordariamos com o que aprendemos, ou continuariamos seguindo nossas propias intuições?
    Na minha opinião, Gosto da maneira que fui ensinada na escola, Com a educação que a escola pode me oferecer,(estudei em colegio publico durante meu ensino Medio e metade do ensino Fundamental), acho Que Aprender a viver é uma questão que apenas nós podemos nos ensinar, atravez das nossas escolhas, e do nosso jeito pessoal de analisar os fatos!
    Mais uma vez parabenizo o blog!

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  2. muito bom o ponto onde você tocou. a má exploração da nossa capacidade de desenvolvimento intelectual. as decorebas e convenções e que nos limitam. o modelo de "educação" que nos prepara pra profissão de melhor salário... até entristece.
    por exemplo, uma coisa que me intriga é que algumas pessoas torcem a cara quando vê alguém que considera muito inteligente fazendo licenciatura. rola aquela crítica tipo:
    -podia ser o que quisesse e escolheu ensinar?!
    e eu penso, que bom que essas grandes cabeças existem e que muitas outras venham a existir com a fome de fazer a diferença, e que façam! porque, principalmente no Brasil, somos carentes de grandes educadores. e é essa galera que nos coloca em contato com o que hoje entendemos por "educação". o que tem acontecido hoje nos vestibulares é que quem faz alguma licenciatura é porque não passa num curso mais concorrido. poucos fazem por vontade mesmo de transformação. tudo bem que dentro da universidade terão de mostrar capacidade. mas o bom mesmo é que hajam pessoas com uma sincera vontade de educar para transformar e então, quem sabe, formar alunos que tenham consciência da importância de saber além do que precisa para passar num vestibular,ingressar numa universidade, ter um bom emprego e,consequentemente, um status. necessita-se de cabeças pensantes e não somente de contas bancárias gordas.

    ó, vou esperar mais sobres as cotas. já fui contra, hoje sou mais compreensiva. meio que fui convencida de que não é uma parafernalha louca tanto quanto pensei. preciso saber mais sobre algumascoisas pra dizer com mais certezase sou contra ouà favor. talvez nem exista mesmo uma resposta absoluta pra isso.talvez seja só uma questão de avaliar o que é menos pior uhauahua. manda aí, macho. té! :*

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  3. Não se ensina ngm a viver! podemos ensinar para a vida. ÉTICA,RESPEITO,EDUCAÇÃO,INTEGRIDADE . São coisas que podem sim ser ensinadas. Não com teorias e fórmulas.

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  4. é van, é um ciclo vicioso... quem pode pagar, estudar e ganha dinheiro no futuro. quem não pode, vai ser sempre "proletário": aquele que apenas reproduz, que coloca filhos no mundo. e essas crianças, o que serão no futuro? isso puxa um outro assunto que eu espero que você discuta, até pra saber seu ponto de vista: aborto.
    mas não é o caso agora... apostei num "ensino para a vida", e não sei se me arrependo disso. de fato, precisamos repensar o significado de "educar", e o que o famigerado vestibular - que não prova nada, que é incrivelmente superficial no quesito 'saber' - tem feito das instituições que se dizem educacionais.
    sou a favor do sistema de cotas, mas não da forma que é aplicado na maioria das univerdasidades. sou a favor de reais oportunidades, de inclusão. isso é processual, não é dando uma vaga que funciona.
    espero que haja mais gente no mundo que pense com você e, modestia à parte, como eu.
    vamos fazer nossa escola!
    beijo grande.

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  5. lembro-me de minha mãe citar que quando ela estudava havia um maior
    empenho dos professores com a base educacional que se era passada. não trabalhava-se
    somente a construção do intelecto,nem apenas avaliava sua condição de sair-se bem em uma
    prova de questões do estilo “torniquete”.procurava-se auxiliar na construção de um pré-caráter,
    com algumas atividades de inclusão à aquilo que iriam enfrentar em seu trilhar na vida,formando assim alguem capacitado ao mercado de trabalho e situações do cotidiano.
    isso me fez observar que não havia tanta cobrança(ou sonho) dos pais naquele tempo para que seu filho passasse em um vestibular como há hoje,dessa forma em uma visão capitalista da cobrança e da expectativa que há hoje em um vestibular, as instituições educacionais demostram tomar o seguinte caminho..”coloque seu filho aqui louvoso pai ! E a vaga dele em uma federal estará garantida !”
    e exatamente isso que os pais “que podem” fazem..coloca seu filho em uma escola que tem maior margem de aprovação ! E seja o que deus quiser ..e o filho(a) cresce ouvindo:
    _meu filho ! Vc tem que fazer direito,porque é curso bom aonde você vai ganhar muita grana !e seu pai vai ficar muito orgulhoso de você! PODANDO INREMEDIAVELMENTE OS SONHO QUE A
    TAL CRIATURA TINHA .. E SE ELE QUISESSE SER UM PROFESSOR DE HISTORIA ?
    Abaixo le um comentário cujo seguinte trecho dizia “..até entristece.
    por exemplo, uma coisa que me intriga é que algumas pessoas torcem a cara quando vê alguém que considera muito inteligente fazendo licenciatura. rola aquela crítica tipo:
    -podia ser o que quisesse e escolheu ensinar?!”Compreendo que isso não seja uma opinião própria e sim, um modelo de escolha e discernimento de curso ou profissão lucrativa que foi embutido em que pensa assim. talvez pelos pais ou por exemplos próximos. hoje em dia penso que as escolas estão mais interessadas em ganhar status,dinheiro com o maior números de alunos que passaram por elas e ingressaram com louvor em um boa universidade do que formando realmente pessoas capacitadas para a vida e para seus “monstros” e viva ao capitalismo exacerbado e selvagem :D

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